Reunião Geral discute eleições para Conselho de Transportes e para a diretoria da Ciclocidade

 

Na próxima quarta-feira (12/02) a Ciclocidade retoma seu calendário de reuniões abertas e propõe a discussão de dois temas: a eleição de representantes da sociedade para o Conselho Municipal de Transportes e Trânsito (CMTT), que acontece em 15/02, e a eleição da nova diretoria da Ciclocidade, prevista para o final de março.

 

A reunião é aberta e acontece das 19h às 21h30, no espaço Contraponto (Rua Medeiros de Albuquerque, 55 – Pinheiros).

 

Conselho Municipal de Transportes e Trânsito

A Prefeitura São Paulo anunciou em 30 de janeiro que o Conselho Municipal de Transportes e Trânsito (CMTT) terá eleições de representantes da sociedade civil. Com isso, os ciclistas poderão disputar uma cadeira específica em uma plenária que acontecerá no dia 15 de fevereiro entre 8:30h e 12:00h, na Universidade 9 de Julho, que fica na Rua Vergueiro 235/239. Mais informações aqui e aqui.

 

A proposta anunciada pelo governo não está de acordo com o que foi apresentado pelos conselheiros da sociedade civil (estes conselheiros, saídos do Conselho da Cidade, ocupam provisioramente as vagas desde agosto de 2013). A Ciclocidade conta com um representante, Gabriel Di Pierro, diretor da entidade.

 

Di Pierro criticou o processo: “Assim como no decreto que criou o Conselho, a Prefeitura novamente passa por cima das demandas da sociedade civil. Embora tenha mantido a proposta de 15 cadeiras temáticas e a realização de plenárias específicas, passou a permitir inscrições de pessoa física, quando o acordo era de inscrição por organização ou movimento, garantindo maior legitimidade à representação. O mais grave, contudo, foi anunciar as eleições num prazo tão curto, sem a possibilidade de promover o debate de forma adequada. Novamente vai ser a toque de caixa.”

 

Criado pelo Decreto nº 54.058, editado logo após as manifestações populares que levaram à redução das tarifas de ônibus, o CMTT foi proposto como canal de diálogo com a sociedade sobre a mobilidade urbana. De caráter consultivo, o conselho tem como atribuições a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade, a revisão do Plano Diretor e a possibilidade de convocar audiências públicas “para apresentar, debater e propor as diretrizes, prioridades e programas” relacionados à Secretaria Municipal de Transportes.

 

Com o curto tempo até as eleições, a Ciclocidade abrirá a sua Reunião Geral de fevereiro para debater o tema, levantando nomes e propostas para o CMTT.

 

Eleições para a nova diretoria da Ciclocidade

No dia 29/03 a Ciclocidade realizará sua Assembleia Geral Ordinária. Além da prestação de contas de 2013 e apresentação do plano de ações, esta assembleia irá eleger a nova diretoria para o próximo biênio.

 

A Reunião Geral do dia 12/02 pretende iniciar a discussão sobre o tema e formar uma Comissão Eleitoral, que será responsável pelo processo.

 

 

Similar Posts