GTs Ciclocidade 2015

                   
No último sábado de janeiro (31/1), os Grupos de Trabalho para 2015 da Ciclocidade estavam oficialmente formados, com coordenadores definidos e algumas metas genéricas já em mente. Dois meses e meio depois, os grupos se reuniram, as ideias tomaram mais forma e os trabalhos já estão em andamento.

Este é um bom momento para apresentar quais são os GTs, pois uma dúvida frequente que sempre ouvimos é “ainda dá para participar?”. Ainda dá, pois os grupos estão sempre abertos! Tente apenas entender a forma como cada um funciona e como você pode somar a ele antes de pedir para participar. Além do texto abaixo, você também pode ver a apresentação introdutória para a discussão de ideias, exibida naquela mesma reunião do dia 31/1.

Alguns grupos estão se organizando por listas de discussão (Google Groups); outros por listas com os e-mails pessoais de participantes. Veja abaixo a descrição de cada grupo e a melhor forma para entrar em contato. Para grupos que ainda não têm um e-mail oficial, usaremos o contato@ciclocidade.org.br pelo momento.

Área de atuação: Participação em Políticas Públicas.

GT Articulação e Empoderamento Local
Coordenação: Evandro Sabóia e Daniel Guth. Contato: contato@ciclocidade.org.br.
Objetivos gerais: Mapear e entrar em contato com grupos de ciclistas, tanto para saber quais são as demandas em diferentes zonas da cidade como para pensar em meios de empoderar essas comunidades locais. Uma das ações deste GT que acontece em 2015 é composta por duas imersões ao longo de um final de semana, voltadas para ciclistas que já são ou querem ser ativistas da bicicleta em sua região e precisam de ajuda para conhecer diferentes táticas de ação ou para introduzir-se em uma rede de pessoas que estejam em situações similares. Os meses previsos para as imersões são maio e agosto.

 

GT Implantação da Ciclovia Pedroso de Morais (Alto de Pinheiros)
Coordenação: Sérgio dos Reis. Contato: contato@ciclocidade.org.br.
Objetivos gerais: Fazer um levantamento histórico sobre o projeto de ciclovia que, na verdade, faria toda a ligação entre Ceagesp com o Parque do Ibirapuera, passando pela Pedroso de Morais e a própria ciclovia da Av. Faria Lima. Os projetos para a construção datam desde 1981, ou seja, mais de 30 anos. Este levantamento servirá como base para entrar em contato com o Poder Público de modo a defender a implantação da ciclovia.

 

GT Ciclovias e Câmara Temática no Conselho Municipal de Transportes e Trânsito (CMTT)
Coordenação: Daniel Guth. Contato: danielguth@ciclocidade.org.br.
Objetivos gerais: Consolidar uma política cicloviária em São Paulo e acompanhar o desenvolvimento da infraestrutura na cidade, como por exemplo, a implantação das ciclovias. A Câmara Temática de Bicicleta foi oficializada em 13/3/2015 e, no último dia 11/4 fez um encontro especialmente para discutir e consolidar as propostas de ciclistas voltadas para o Plano Municipal de Mobilidade de São Paulo (PlanMob). Essas propostas foram entregues à Prefeitura durante o debate público ocorrido no último sábado (11/4), no qual estavam presentes várias e vários membros da Câmara.

 

GT Acompanhamento do Governo Municipal e da Câmara Municipal
Coordenação: Rafael Calabria, Daniel Guth. Contato: danielguth@ciclocidade.org.br.

GT Acompanhamento do Governo Estadual e da Assembleia Legislativa de São Paulo – Alesp
Coordenação: Daniel Guth. Contato: danielguth@ciclocidade.org.br.

Objetivos gerais: Ambos os GTs têm como objetivo acompanhar o que está acontecendo no âmbito dos governos municipal e estadual relacionado à questão das bicicletas ou da mobilidade como um todo. Isso significa criar espaços de diálogo, acompanhar projetos de lei ou votações de projeto etc.

 

Área de atuação: Gestão.

GT Associação
Coordenação: Evandro Sabóia. Contato: contato@ciclocidade.org.br
Objetivos gerais: Cuidar de associados e associadas da Ciclocidade, promover atividades e encontros para ouvir o que têm a dizer, assim como fazer ações de rua para trazer novas associações.

 

GT Captação de Recursos
Coordenação: Augusto (Guga) Machado, João Lacerda e Vanderlei Torroni. Contato: captacao@ciclocidade.org.br
Objetivos gerais: Esse GT busca ir atrás de novas parcerias para viabilizar projetos que surgirem ao longo do ano, demandados por outros grupos de trabalho, e buscar ajudas de custo para as atividades pensadas para acontecer durante o Mês da Mobilidade.

 

GT Comunicação
Coordenação: Flavio Soares e Bruna Galvão. Contato: ciclocidade-gt-comunicacao@googlegroups.com
Objetivos gerais: O GT Comunicação busca ampliar a capacidade de produção de conteúdo, dando um apoio de comunicação a demandas vindas de outros grupos de trabalho, assim como da própria Ciclocidade, com textos, flyers, fotos, vídeos, boletins de informações etc.

 

Área de atuação: Cultura da Bicicleta.

GT Comércio e Bicicleta
Coordenação: Adriano Bacalá, Anita Delmonte e Isabela Reno. Contato: comercio@ciclocidade.org.br.
Objetivos gerais: Contrário ao que muitas vezes é veiculado pela mídia, a bicicleta é boa para os comércios locais. O principal objetivo deste GT é elaborar a campanha “Bike faz bem ao comércio”, levantando dados sobre a questão e ajudando a difundir essa ideia.

GT Gênero
Coordenação: Marina Harkot. Contato: genero@ciclocidade.org.br
Objetivos gerais: A participação de mulheres ciclistas nas ruas é historicamente muito baixa, não só em São Paulo como em todo o Brasil. Além disso, não há pesquisas quantitativas confiáveis sobre o tema. Os principais objetivos desse GT são criar um diagnóstico sobre a situação das mulheres ciclistas em São Paulo, de forma a embasar propostas e reivindicações para que as políticas de ciclomobilidade sejam includentes de verdade, mobilizar e fortalecer as mulheres ciclistas levantar informações e relatos sobre a experiência de utilização de bicicletas por mulheres. A questão da mulher é prioritária para 2015, mas o GT está e estará sempre aberto à temática LGBT – é só entrar em contato. Veja a página do grupo no site da Ciclocidade.

GT Ônibus, Bicicletas e Táxis
Coordenação: Rene Fernandes. Contato: contato@ciclocidade.org.br.
Objetivos gerais: Buscar formas e espaços de diálogo de forma que ônibus, táxis e bicicletas possam conviver de forma harmoniosa pelas ruas de São Paulo. Isso inclui elaborar uma agenda de propostas que inclua a formação de motoristas, diálogar com empresas e sindicatos das categorias e acompanhar as medidas para o uso de bicicletas dentro de ônibus.

 

Área de atuação: Pesquisa.

GT Contagens de Ciclistas
Coordenação: Tais Balieiro. Contato: tais@ciclocidade.org.br
Objetivos gerais: As contagens de ciclistas existem desde a formação da Ciclocidade e são uma ferramenta importante para diagnosticar a situação em diferentes pontos da cidade. Para este ano, estamos trabalhando com a figura de uma pessoa responsável pela coordenação local dos levantamentos, pessoa esta definida nas reuniões do GT. A contagem em Heliópolis aconteceu em 20/3 e a da ciclovia Faria Lima em 7/4, mas há pelo menos mais 5 previstas para acontecer ao longo do ano.