ciclocidade

Memória Simplificada de Reunião Geral Extraordinária da Ciclocidade de 14/9/2017

 

São Paulo, 14/09/2017

A reunião de 14/09/2017 foi convocada em caráter extraordinário em razão dos fatos ocorridos no dia 09/09/2017 no evento “Bicicultura 2017” e seus desdobramentos, para tratar de dois pontos de pauta: (i) moção de repúdio da UCB – União de Ciclistas do Brasil; e (ii) a renúncia de cargos da Diretoria da Associação.

Às 18:30h do dia 14 de setembro de 2017, o Diretor Financeiro, Rene Jose Rodrigues Fernandes iniciou a reunião com a exposição da pauta da reunião. Passou a palavra para Diretora Administrativa, Melina Rombach, que defendeu a importância de uma diretora ativa na Associação, informou o seu afastamento de fato do cargo de Diretora Administrativa e formalizou a sua renúncia por meio de carta escrita por motivação de ordem pessoal exposta, somada aos fatos ocorridos no evento Bicicultura. Em sequência, o Diretor Geral, Daniel Guth Esteves, passou a falar sobre os fatos ocorridos no evento Bicicultura, reconhecendo a sua conduta inapropriada e violenta em relação a associadas, razão pela qual decidiu renunciar ao cargo da diretoria.

Após as falas iniciais, a advogada Laís de Figueirêdo Lopes assumiu a mediação da reunião e expôs aos presentes as regras do Código Civil e as previsões e as omissões estatutárias da Associação no que se refere às competências e às substituições dos diretores. Em sequência, apresentou a proposta de eleições para ser discutida, com a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária da Associação para recomposição da Diretoria Geral e Administrativa pelo saldo do mandato, que se encerrará em 2 de julho de 2018, momento em que podem ser convocadas eleições gerais para nova Diretoria e Conselho Fiscal.

Também foi exposta a necessidade de alterações do estatuto da Associação para consolidar uma melhor governança, que deveria ser discutida entre os associados, o que poderia ser feito nesse momento de transição em preparação para essa próxima assembleia. Em sequência, abriu-se para manifestação dos associados sobre os temas expostos e a avaliação da proposta apresentada. Foi levantada a hipótese de, ao invés de fazer uma recomposição da diretoria somente para os meses restantes de mandato, fossem realizadas eleições gerais já nesse momento. Sobre o tema, Laís expôs que o calendário de uma eleição geral nos moldes já adotados pela Ciclocidade pode requerer mais tempo e exigir um maior planejamento, o que poderia vir inclusive com a ideia de revisão da governança da Associação.

A proposta da recomposição imediata se faz necessária em razão da fragilidade da Associação permanecer apenas com o Diretor Financeiro acumulando todas as funções da Diretoria da Associação, ainda que o estatuto preveja no art. 35 que os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria e referendados pela Assembleia Geral. Esclareceu também que o estatuto prevê no caso de destituição de membro da Diretoria a imediata eleição em Assembleia Geral para substituí-lo pelo saldo de seus mandatos, o que seria aplicado por analogia no caso de renúncia.

Após diversas manifestações, foi consenso que a recomposição da Diretoria seja para o saldo de mandato, devendo as associadas ou os associados interessados em assumir os dois cargos vacantes se apresentarem na Assembleia Geral convocada para o dia 07/10/2017 como candidatas ou candidatos para a transição.

Para uma proposta de nova governança para a Associação, a maioria entendeu que é necessário mais tempo para discussão que deverá ser consolidada com as alterações estatutárias necessárias nos meses de mandato restantes a serem cumpridos, para que as eleições gerais a serem realizadas em 2018 já reflitam o novo modelo a ser consolidado.

Sobre o primeiro ponto de pauta, ficou decidido que a Ciclocidade responderia a moção de repúdio da UCB contemplando integralmente a manifestação do GT Gênero e informando sobre a oficialização da renúncia do Diretor Geral, Daniel Guth Esteves. Por fim, foi apresentada a proposta de exclusão do quadro social do ex Diretor Geral Daniel Guth Esteves, a ser encaminhada posteriormente.

Estavam presentes na reunião os 46 signatários da lista de presença anexa: Adriana Marmo / Albert Pellegrini / Alex Gomes / Alexandre Ribeiro / Aline Cavalcante / Amanda Carneiro / Ana Paula Fediczko / Bruna Galvão / Camila Cardoso / Carlos Aranha / Carlos Henrique R. Lopes / Carolina Bernardes / Cauê Marques / Cícero Soares de Araújo / Cyra Malta / Daniel Guth Esteves / Dionízio Bueno / Eduardo Utima / Flávio Soares / Gabriel di Pierro Siqueira / Gabriela Vuolo / Giovana Pasquini / Giulia Grillo / Jessica Martineli / João Guilherme Lacerda / João Paulo Mello Amaral / Larissa Carolina de A. Marco / Letícia Lindenberg Lemos / Lucas Antonio Cividanes Gomes / Luciana Rocha de Souza / Marcela Duarte / Marcio Campos / Marina Harkot / Martina Horvarth / Melina Rombach / Palmas / Paulo F. G. Teixeira / Priscila Costa / Renata Martinez Moura da Silva / Rene José Rodrigues Fernandes / Sasha Tom Hart / Silas Batista / Sumaya de Souza Lima / Thiago Benicchio / Vicente Almeida Júnior / Yuri Vasquez Souza

 

São Paulo, 14 de setembro de 2017.

 

Similar Posts